Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Quiz 1
What is the Best Way of Learning English?
READING
WRITING
LISTENING
SPEAKING
TRAVELING ABROAD
MEMORIZING GRAMMAR RULES
MEMORIZING VOCABULARY
GETTING A PRIVATE TUTOR
Ver Resultados

Rating: 2.3/5 (338 votos)




ONLINE
3




Partilhe esta Página




Diários de Bordo - 2017
Diários de Bordo - 2017

 

      Imagem: Scrapis - blogger

RELATOS DE DOCÊNCIAS COMPARTILHADAS

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

SUBPROJETO: UFCG/CFP/LETRAS-INGLÊS

BOLSISTA ID: BIANCA LINS MARQUES DE SOUSA 

DIÁRIO DE BORDO

No dia 30 de maio de 2017 no 2º ano B da Escola Estadual de Ensino Médio Cristiano Cartaxo, demos início a mais uma docência, dessa vez foi escolhida uma das habilidades fundamentais da língua inglesa, o Listening.

No primeiro momento da aula apresentei para os alunos um slide falando um pouco sobre o que era o Listening e a sua importância, sem deixar de lado também as demais habilidades, já que só o Listening não é eficaz para uma aquisição maior da língua inglesa.

 Após a explicação foi aplicada uma atividade para testar a habilidade de compreensão dos alunos. A música escolhida para a atividade foi Roar da cantora americana Katy Perry, foi entregue aos alunos uma folha com trechos da música só que algumas lacunas estavam em branco e à medida que fossem escutando a canção eles iriam preenchendo essas lacunas.

Ainda como uma maneira de facilitar e orienta-los, na atividade continha um pequeno quadro com as palavras que faltavam, porém, todas embaralhadas. A música foi repetida pelo menos umas duas vezes, já que alguns alunos estavam com mais dificuldades de que outros e após o termino de todos partimos para a correção.

Para a correção pedi para que todos me falassem qual palavra haviam colocado nos espaços vazios, aproveitando também para avaliar tanto o desempenho deles como também ver como estava a pronúncia e ao finalizarmos pedi que me acompanhassem na leitura das palavras de forma que eu pudesse tanto corrigir a pronúncia como também mostrar o significado das palavras.

 

No dia 6 de junho realizamos a segunda parte da docência sobre o Listening, para essa etapa foi planejado uma atividade mais elaborada e menos formal. Como uma forma de gerar um interesse assim como uma interação maior com a turma foi elaborado um jogo, o Guess Who?, somente com músicas bem populares para a faixa etária da turma.

O Guess Who? continha pelo menos 12 artistas diferentes, assim também como gêneros musicais mesclados. Para essa atividade a turma foi dividida em duas equipes a A e a B, a música seria tocada até pelo menos um minuto e a equipe que soubesse primeiro levaria o ponto. Para facilitar um pouco mais o jogo os artistas foram disponibilizados para que eles pudessem se basear ou até mesmo chutar se quisessem.

Assim como era esperado o jogo foi um sucesso, os alunos adoraram as músicas e participavam o tempo todo, inclusive foi pedido para que fosse realizada mais docências desse tipo. O jogo foi feito com muito carinho e todas as músicas, assim como fotos até os autógrafos dos artistas foram escolhidas a dedo e com muita dedicação e devo acrescentar que foi muito gratificante aquele momento para mim e que valeu a pena me dedicar duas semanas a preparação do jogo.

 

 

 

 

 

 

Devido a problemas pessoais a terceira parte da docência não foi realizada no dia combinado, que seria o dia 13 de junho, sendo então marcada para o dia 20 do mesmo mês. Esse intervalo ao mesmo tempo que pode ter atrapalhado um pouco foi muito benéfico, pois depois do sucesso do jogo estava com problemas para planejar outra atividade que conseguisse ter a mesma positividade que a do game.

Como eles adoram música eu levei novamente uma música para eles, mas para esse último momento achei importante levar uma música que tivesse uma mensagem importante para passar para eles, pois eles são jovens e sabemos que esse período da adolescência pode ser muito problemático.

Levei para a sala de aula o clipe legendado da música Mrs. Potato Head da cantora e compositora Melanie Martinez que fala sobre a questão da estética, da busca pela perfeição que na maioria das vezes acaba em destruição. A medida em que o clipe ia fluindo eu percebi que eles estavam bem atentos tanto as cenas como na mensagem da música, o clipe apresenta cenas muito realistas das cirurgias plásticas, então temos peles sendo removidas, seios sendo abertos para o implante de silicone, enormes agulhas para a aplicação de botox e assim por diante.

Após a exibição do clipe comentamos um pouco sobre a relevância que aquele assunto tem tanto na sociedade atual como no cotidiano de cada um e para aquele momento levei pequenos cartões em formato de espelhos para que eles colocassem mensagens positivas sobre aceitar todas as diferenças e ser feliz da maneira que cada um é.

Pedi para que primeiro elaborassem uma mensagem ou um pequeno recado em português que eu iria auxiliar um por um para passar para a língua inglesa. Muitos alegaram que não sabiam o que escrever, mas a medida em que ia passando de mesa em mesa me deparei com tantas mensagens lindas e positivas que me deu muito orgulho de ver como cada um conseguiu evoluir de uma certa forma, o esforço e o carinho que as mensagens continham fez definitivamente meu coração encher de alegria.

 

____________________________________________________________________________________

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

SUBPROJETO: UFCG/CFP/LETRAS-INGLÊS

BOLSISTA ID: MATEUS BARBOSA DE CARVALHO

DIÁRIO DE BORDO

No dia 25 de julho de 2017, Tatiana Mendes Batista e eu, Mateus Barbosa de Carvalho, regressamos à E. E. E. M. Cristiano Cartaxo para dar continuidade à Docência Compartilhada na turma do Ciclo VII. Sob supervisão da Profa. Zélia de Sousa Oliveira, trabalhamos com o tema “Television and Entertainment”, no período entre às 19h30min e 20h10min.

Como não foi possível, por questões de tempo, discutir o vídeo que exibimos na semana anterior, começamos a aula relembrando aspectos mostrados no vídeo e abrindo um debate logo em seguida. Depois disso, entregamos uma atividade que consistia em analisar a programação de TV de seis canais e responder a algumas questões sobre os conteúdos dos programas. Como a professora sugeriu que fizéssemos essa atividade como forma de avaliação, solicitamos que os alunos a respondessem e nos entregassem logo após.

Durante a aula, percebemos que alguns estudantes não estavam conseguindo realizar a atividade, sendo necessária nossa ajuda no sentido de auxiliá-los na interpretação das questões propostas. No geral, todavia, a aula transcorreu bem e sem grandes problemas.

____________________________________________________________________________________

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

SUBPROJETO: UFCG/CFP/LETRAS-INGLÊS

BOLSISTA ID: MATEUS BARBOSA DE CARVALHO

DIÁRIO DE BORDO

No dia 18 de julho de 2017, Tatiana Mendes Batista e eu, Mateus Barbosa de Carvalho, iniciamos mais uma Docência Compartilhada na E. E. E. M. Cristiano Cartaxo. Sob supervisão da Profa. Zélia de Sousa Oliveira, trabalhamos com o tema “Fun and Entertainment” na turma do Ciclo VII, no período entre às 19h30min e 20h10min.

Inicialmente, perguntamos aos alunos o que eles entendiam por entretenimento e quais formas de diversão eles tinham. Em seguida, mostramos em slides modos de entretenimento da antiguidade e do mundo moderno, a partir dos quais começamos uma discussão sobre como os meios de comunicação atuais têm impactado a vida das pessoas, alterando as formas de entreterem-se antes comuns. Por fim, exibimos um vídeo que mostrava como as novas tecnologias de informação influenciam as ideias e pensamentos dos seres humanos. Objetivávamos debater algumas questões a respeito do vídeo, mas adiamos para a aula seguinte pelo fato de não haver mais tempo.

É importante destacar que o tema tratado é uma adaptação de uma sugestão apresentada no livro didático dos alunos. Assim, toda a sequência está ancorada nos pressupostos do livro, mas outras atividades serão feitas de modo a complementar os textos e exercícios nele presentes.

____________________________________________________________________________________

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

SUBPROJETO: UFCG/CFP/LETRAS-INGLÊS

BOLSISTA ID: FERNANDA MARABELLY DE OLIVEIRA VERAS

DIÁRIO DE BORDO

DIÁRIO DE BORDO

18 de julho de 2017

No dia 18 de julho de 2017, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coêlho, foi concluída a sequência didática cuja temática era constituída principalmente pelo gênero textual e-mail.  As ministrações de aulas foram desenvolvidas pelos bolsistas ID Fernanda Marabelly de Oliveira Veras e José Caio Dantas Cabral, e tiveram início às 07:15 horas, na turma de 2° ano regular.

No primeiro momento da aula, os bolsistas solicitaram que os alunos tivessem em mãos os e-mails que foram criados na aula anterior. Foi solicitado anteriormente que cada aluno escrevesse dois e-mails com a mesma temática, sendo um e-mail contendo linguagem formal e outro informal. O tema adotado como suporte, foi de se criar um e-mail convidando um estrangeiro para visitar a cidade de Cajazeiras. Inicialmente esta atividade seria feita em língua portuguesa, para que ficasse claro a compreensão do procedimento de criação do e-mail e suas regras. Infelizmente, apenas duas alunas concluíram a tarefa em casa.

No momento seguinte, os docentes pediram que as alunas que criaram os e-mails o lessem. Foi possível notar que os textos criados foram escritos de forma bastante coerente, apresentando detalhes que enriqueceram os textos. Após cada leitura os bolsistas solicitavam palmas dos colegas, para incentivar o cumprimento de tarefas e para valorizar o trabalho das meninas, pois realmente se sentiram muito admirados com a escrita.

Sendo assim, tendo oito alunos em sala, foram distribuídos os e-mails criados pelas estudantes em três equipes: dois trios e uma dupla. Neste momento, os bolsistas solicitaram que os alunos usassem as expressões e palavras que estavam expostas, para criar e-mails da mesma forma, sendo em língua Inglesa. Os alunos tiveram a ajuda de dicionários, disponibilizados pela escola e pelos bolsistas. Também contaram com a ajuda dos próprios bolsistas que ensinaram variações linguísticas, expressões e o uso de preposições que causavam dúvidas nos alunos. Após a escrita dos e-mails em inglês, os alunos postaram os e-mails no mural.

Tendo a conclusão da sequência, os bolsistas notaram o engajamento dos estudantes, pois queriam participar e questionavam se os docentes voltariam à sua turma. Também vale ressaltar que o trabalho com gêneros textuais proporciona o maior aproveitamento da língua, uma vez que é necessário trabalhar não somente os seus aspectos físicos, mas principalmente o seu uso. O trabalho com o gênero e-mail proporcionou aos alunos, o esclarecimento sobre este meio de comunicação, muito utilizado nos dias de hoje, embora, desconhecido pela maioria dos alunos.

____________________________________________________________________________________

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

SUBPROJETO: UFCG/CFP/LETRAS-INGLÊS

BOLSISTA ID: MATEUS BARBOSA DE CARVALHO

DIÁRIO DE BORDO

No dia 13 de junho de 2017, Tatiana Mendes Batista e eu, Mateus Barbosa de Carvalho, nos reunimos na E. E. E. M. Cristiano Cartaxo para dar prosseguimento à Sequência Didática acerca do gênero textual “anúncio classificado”. Na ocasião, iniciamos a fase de culminância da Sequência, que é a produção escrita dos anúncios pelos alunos. Para essa produção, levamos alguns dicionários e os distribuímos entre os estudantes no intuito de auxiliá-los quanto ao vocabulário. Como na aula precedente havíamos solicitado que eles pensassem em alguma profissão que gostariam de exercer ou, por se tratar de uma turma de EJA, já exerciam, alguns deles logo começaram a escrever. Outros, todavia, levaram um pouco mais de tempo para decidir a profissão e as características que colocariam em seus escritos. Explicamos, então, que eles poderiam escrever primeiramente em português e depois traduzir para o inglês, se achassem mais viável. Dando continuidade, ressaltamos algumas características dos anúncios classificados, como linguagem e estrutura. Assim, todos os alunos iniciaram seus textos, no entanto, em virtude de o tempo ser muito curto, pedimos que eles continuassem em casa e trouxessem na aula seguinte.

Apesar de alguns estudantes terem, inicialmente, se recusado a fazer a atividade de escrita, conseguimos mostrar a importância dessa atividade para o seu desenvolvimento linguístico, de modo que ao término da aula todos eles se propuseram a desenvolver seus próprios anúncios classificados.

 


UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

SUBPROJETO: UFCG/CFP/LETRAS-INGLÊS

BOLSISTA ID: MATEUS BARBOSA DE CARVALHO

 

DIÁRIO DE BORDO

No dia 7 de junho de 2017, Tatiana Mendes Batista e eu, Mateus Barbosa de Carvalho, nos reunimos na E. E. E. M. Cristiano Cartaxo para dar continuidade à Sequência Didática acerca do gênero textual “anúncio classificado”. Neste dia, fizemos a última atividade antes do início da produção dos anúncios pelos alunos. Essa atividade consistia em observar a construção dos classificados presentes no livro didático e agrupar suas principais características em uma tabela com as seguintes colunas: employer, job, education, experience, qualifications, part or full time/working hours, salary, form of application, contact information, deadline for application. Assim, os estudantes analisavam cada anúncio, elencavam os aspectos contidos na atividade e colocavam-nos na tabela. Como havia 6 classificados no livro, corrigimos apenas as colunas do primeiro e pedimos que eles terminassem e casa em trouxessem na aula seguinte para auxiliá-los na produção dos textos.

De todas as aulas ministradas até agora durante esta sequência, essa parece ter sido a mais complicada, no sentido de alguns estudantes terem se manifestado de forma negativa quanto à escrita dos textos em língua inglesa. Nesse sentido, explicamos que os auxiliaríamos durante todo o processo de composição dos anúncios classificados e que, portanto, não se preocupassem quanto a isso. Dessa forma, a aula transcorreu bem e sem mais impasses.

 


PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES- UFCG

JOSEFA LUIZA TAVARES NUNES

DIÁRIO DE BORDO

12 de 06 de 2017

No último dia 12 de junho de 2017, segunda-feira, aconteceu mais uma Docência Compartilhada na escola parceira do Subprojeto Letras – Língua Inglesa, a EEEFM Professor Crispim Coelho. Foram duas aulas ministradas nos primeiros horários da noite, que deram continuidade a Sequência Didática iniciada no mês de Maio. O gênero textual trabalhado foi “notícia”, com a temática baseada nos ataques terroristas que ocorreram há algumas semanas nas cidades inglesas de Manchester e Londres.

Após um pequeno atraso, o início da aula foi marcado por uma série de questionamentos direcionados aos alunos sobre o que havia sido estudado nas aulas anteriores: as características do texto de natureza jornalística. Sendo assim, instigamos os alunos a relembrarem as partes que compõem a notícia, bem como as principais perguntas que a norteiam. Com bastante dificuldade eles citaram alguns pontos, dentre eles a manchete (ou título, como colocaram). Logo após, pedimos exemplos de fatos que foram notícia em todo o mundo ultimamente, nos referindo aos atentados terroristas que atingiram duas das cidades mais importantes da terra da Rainha.

Feita esta espécie de aquecimento, partimos para uma breve discussão sobre os fatos ocorridos, antes mesmo de tratar de alguma reportagem de forma específica, a fim de ativar o conhecimento prévio deles e prepará-los para a leitura que viria a seguir. Para esta aula separamos 6 notícias sobre esses ataques, retiradas de diferentes jornais online autênticos em língua inglesa.  As cópias que os alunos receberam foram um recorte destas reportagens, visto que elas são muito longas e isso dificultaria o trabalho na sala de aula. Essa edição foi feita pelas bolsistas de modo que não alterasse o sentido do texto, nem privasse os alunos de receber as informações disponibilizadas por esses jornais.

Para essa atividade, dividimos a turma em equipes (duplas e trios) e distribuímos essas cópias entre eles. Em seguida, demos as instruções referentes às estratégias de leitura para facilitar a decodificação e compreensão do texto entregue. Passado certo tempo disponibilizado para a leitura, distribuímos algumas tabelas que deveriam ser preenchidas com informações do texto como manchete, editor, data de publicação, etc. Essa atividade ajudou os alunos a identificar as características do texto, principalmente no que concerne as perguntas norteadoras da notícia (What? When? Where? Who? Why? How?). Os alunos tiveram o auxílio tanto das bolsistas como de materiais extras para ajudar na tradução dos textos (dicionários da escola, livro didático e smartphones). Os estudantes tiveram alguma dificuldade, mas no geral se saíram muito bem.

REGISTROS

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

SUBPROJETO: UFCG/CFP/LETRAS-INGLÊS

BOLSISTA ID: MATEUS BARBOSA DE CARVALHO

 

DIÁRIO DE BORDO

No dia 30 de maio de 2017, Tatiana Mendes Batista e eu, Mateus Barbosa de Carvalho, nos reunimos na E. E. E. M. Cristiano Cartaxo para dar continuidade à Sequência Didática acerca do gênero textual “anúncio classificado”. Na ocasião, fizemos a correção da atividade do livro didático dos alunos que, na aula anterior, havíamos solicitado que eles fizessem em casa. Antes disso, entretanto, pelo fato de alguns estudantes não estarem presentes na aula precedente, revisamos o conteúdo principal trabalhado, a saber, o anúncio classificado de emprego. Logo após, demos um tempo para que eles respondessem à atividade. Depois corrigimos, questão por questão, e salientamos aspectos argumentativos dos anúncios, assim como algumas questões lingüísticas, como, por exemplo, a formação do plural em língua inglesa. Finalmente, pedimos aos alunos que pensassem em uma profissão para que, nas próximas aulas, iniciemos a produção dos classificados. Foi uma aula muito rápida, mas extremamente importante para tirar algumas dúvidas que os aprendizes tinham a respeito da construção dos anúncios.


UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

SUBPROJETO: UFCG/CFP/LETRAS-INGLÊS

BOLSISTA ID: MATEUS BARBOSA DE CARVALHO

DIÁRIO DE BORDO

No dia 23 de maio de 2017, Tatiana Mendes Batista e eu, Mateus Barbosa de Carvalho, iniciamos a segunda Docência Compartilhada do ano de 2017 na E. E. E. M. Cristiano Cartaxo. Sob supervisão da Profa. Zélia de Sousa Oliveira, trabalhamos o gênero textual “Anúncio Classificado” na turma do Ciclo VII, no período entre às 19h30min e 20h10min.

O objetivo dessa primeira aula na turma era a apresentação do gênero textual que nos propusemos a trabalhar. Assim, inicialmente caracterizamos o anúncio classificado em termos de definição, estrutura, organização textual, linguagem e propósito comunicativo. Em seguida, mostramos vários exemplos de circulação desse gênero, desde registros impressos até reproduções on-line, enfatizando os contextos de produção. Logo após, pedimos que os alunos observassem alguns anúncios expostos em slides e tentassem identificar neles eventuais problemas estruturais, a partir do que foi discutido durante a aula. Por fim, mostramos três classificados que anunciavam o mesmo produto e solicitamos que os aprendizes observassem a construção de cada um deles e dissessem qual tinha sido mais bem formulado, tanto em relação à estrutura como também ao conteúdo, mas não foi possível terminar esta atividade pelo fato de o tempo da aula ter acabado.

De modo geral, acredito que a aula tenha sido satisfatória para alcançar o objetivo que traçamos. Entretanto, surgiram alguns problemas durante a ministração, principalmente devido ao forte barulho sonoro advindo do ginásio da escola, uma vez que estava sucedendo algum tipo de comemoração, fazendo com que tivéssemos que parar a aula diversas vezes.

No dia 24 de maio de 2017 voltamos à escola para dar continuidade a mais uma etapa da Sequência Didática sobre o “anúncio classificado”. Desta vez, nosso objetivo foi praticar o conhecimento sobre esse gênero textual através da leitura de exemplos em língua inglesa.

Primeiramente, pedimos que os alunos se apresentassem utilizando a estrutura My name is..., atividade que todos fizeram sem objeções. Em seguida, mostramos no slide um classificado em inglês e pedimos que atentassem à parte referente a “careers”. Explicamos, então, que o livro didático dos alunos trazia a temática de “trabalho e emprego”, por meio de anúncios classificados de profissões. Por isso, explanamos que inicialmente focaríamos especificamente nos classificados de empregos.

Assim, xerocopiamos uma atividade do livro didático que consistia em analisar seis anúncios classificados de empregos em língua inglesa, associar o texto à imagem da respectiva profissão a que se referia e responder a questões concernentes às estratégias argumentativas dos anúncios. Depois, explicamos algumas estratégias de leitura em língua estrangeira que o próprio livro trazia como auxílio para realizar a atividade. Todavia, por questões de tempo, solicitamos que os estudantes terminassem as questões que faltavam em casa.

Neste dia, a aula foi mais proveitosa e, apesar de haver menos alunos na sala, eles mostraram-se bastante interessados e participativos.

 


PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES- UFCG

JOSEFA LUIZA TAVARES NUNES

DIÁRIO DE BORDO

22 de MAIO de 2017

A segunda Docência Compartilhada do ano de 2017 aconteceu no último dia 22 de maio do corrente ano, segunda-feira, turno noite,com alunos do 2º ano regular da escola parceira Prof.Crispim Coelho. As aulas ocorreram na sala de vídeo da instituição, visto que as bolsistas prepararam uma apresentação em slides sobre o gênero notícia, e para tanto necessitavam dos aparelhos para a exibição as imagens. Como dito, as discussões foram baseadas no gênero notícia, com ênfase no título desta, comumente conhecida como manchete.

O início da aula foi marcado por uma série de questionamentos direcionada aos alunos abordando a atual situação política e social do Brasil, principalmente no que dizia respeito às acusações de corrupção contra o presidente em exercício Michel Temer. O objetivo deste momento foi conhecer o quanto os alunos estão informados sobre esse assunto, já que as notícias a serem trabalhadas posteriormente também envolviam questões políticas e sociais. Além disso, este foi um momento importante para despertar a consciência cidadã dos estudantes, já que este é um período muito delicado e sem precedentes na história do país.Para darmos o pontapé inicial na aula, perguntamos qual o principal meio de manter-se informado sobre esses assuntos, até que eles chegaram aos jornais televisivos e online que divulgam “notícias”.

Após esta espécie de Warm up, fizemos uma apresentação sobre o gênero notícia, explicando o que é, suas principais características no que diz respeito à linguagem utilizada, meios de circulação, público-alvo etc., a fim de deixar claro aos alunos as funções comunicativas deste gênero textual muito comum no dia a dia das pessoas. Logo após falamos com mais ênfase sobre as manchetes, exemplificando-as com imagens retiradas dos principais jornais em língua inglesa que noticiaram sobre a greve de policiais no Espírito Santo e também a greve geral que parou o Brasil no final do mês de abril. Ainda debatemos um pouco sobre o assunto das manchetes, na tentativa de formar cidadãos críticos e que saibam opinar sobre o que acontece ao seu redor, tudo isso tendo a língua inglesa como um meio para esse aprendizado.

Ao final das discussões, propomos aos alunos a criação de uma manchete sobre qualquer tema de seus interesses. Para isso, dividimos a turma em duplas para facilitar o atendimento feito pelas bolsistas quando necessário. Assim, os estudantes criaram manchetes sobre acontecimentos reais e também fictícios, mas principalmente da esfera política seguindo aquilo que havia sido debatido anteriormente. Para facilitar a escrita, os alunos escreveram suas manchetes primeiro em português e em seguida obtiveram o auxílio das bolsistas e dos seus smartphones na transcrição para a língua inglesa. Com o final dos trabalhos também se findou a aula.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES- UFCG

JOSEFA LUIZA TAVARES NUNES

DIÁRIO DE BORDO

10 de abril de 2017

A primeira Docência Compartilhada de 2017 aconteceu no dia 10 de abril, segunda-feira, nos primeiros horários da noite. A turma alvo destas aulas foi o 2º ano do ensino regular, turma esta que nós acompanharemos durante todo o ano letivo em curso. A temática escolhida para discussão foi “Easter”, visto que as celebrações de Páscoa se aproximam e este é um feriado comemorado mundialmente.

Após dar as boas vindas à turma, apresentamos o PIBID e suas principais ações, pois este foi o primeiro contato dos alunos com o Subprojeto Língua Inglesa. Feito isso, finalizamos a ornamentação com alguns símbolos característicos desta época e demos início a aula fazendo-os alguns questionamentos sobre as comemorações pascais. Visto o envolvimento da turma na temática, distribuímos as cópias do texto intitulado “What is Easter?”, que trata de questões como as mudanças de data, os principais símbolos do feriado e o verdadeiro sentido da Páscoa: a ressurreição de Jesus Cristo.

Primeiro fizemos a leitura do texto para que os alunos pudessem trabalhar a habilidade de listening. Logo em seguida solicitamos aos alunos que fizessem a leitura de dois parágrafos do texto, com a ajuda das bolsistas. Assim que finalizamos essa parte debatemos sobre as discussões trazidas no texto, o que envolveu significativamente o alunado. Logo após distribuímos cópias de um pequeno cartão comemorativo, no qual eles tinham que criar um pequeno texto ao responderam à pergunta “What does Easter mean to you?”. Ele puderam se basear a partir do texto estudado e também nas suas experiências de vida.

Assim que finalizaram o cartão, propomos uma pequena brincadeira para divertimento dos alunos chamada “Find the bunny tail”. Para isso os alunos foram vendados e tinham que colocar o rabinho do coelho no lugar correto, seguindo as instruções dos colegas em Língua Inglesa. Antes da brincadeira propriamente dita, ensinamos as direções na língua-alvo para que os alunos pudessem realizar a tarefa, que os fez treinar a habilidade de listening e speaking ao mesmo tempo. Foi uma atividade bem envolvente e descontraída!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES- UFCG

FERNANDA MARABELLY DE OLIVEIRA VERAS

DIÁRIO DE BORDO

10 de abril de 2017

            No dia 10 de abril de 2017, na escola Crispim Coêlho, deu-se início à ação direcionada à temática da páscoa (Easter), com o objetivo de explanar aos alunos não somente o que a data comemorativa significa, mas também explorar a simbologia existente neste evento, bem como refletir sobre a comemoração deste feriado em outros países. Visto isso, as aulas foram desenvolvidas pelos bolsistas ID Fernanda Marabelly e Caio Dantas, e ministradas no período da noite para alunos da Educação de Jovens e Adultos- EJA.

            Inicialmente, os bolsistas apresentaram-se enquanto estudantes de Letras, futuros professores de língua inglesa, e integrantes do subprojeto. Logo em seguida, executaram um pequeno warm-up questionando os alunos quanto ao seu conhecimento sobre a data comemorativa, e atiçando a curiosidade dos alunos quanto às comemorações do mesmo evento em outros países. Após este momento, apresentaram em slides o conteúdo que seria abordado.

            A apresentação que foi executada em língua inglesa, iniciou-se pela breve explicação do que é a pascoa e como é comemorada no Brasil. Adiante, foram explicadas cada tradição desta festividade em outros países, a exemplo dos EUA, Alemanha, Itália e Ucrânia. Posteriormente, foram explanados os principais símbolos da páscoa e o que cada um significa diante dos rituais religiosos.

            O plano da aula foi feito tendo como objetivo a realização de uma competição em equipes no segundo horário. Entretanto, a aula não fui muito participativa, visto que durante a explicação do conteúdo estava caindo uma chuva muito forte e os trovões deixavam os alunos inquietos, pedindo para serem liberados. Tendo isso em vista, após o toque do sinal, todos saíram para lanchar, mas não voltaram para que fosse possível concluir a aula, restando apenas um aluno.

            Este evento deixou os bolsistas bastante desanimados, pois a aula foi planejada para ser concluída no mesmo dia, tendo em vista os impecílhos futuros. Devido a este fato, a aula só pôde ser concluída no mês seguinte. Entretanto, este tipo de acontecimento fez os bolsistas vivenciarem situações reais que ocorrem, infelizmente, nas escolas e aprender a como lidar com elas.

 


DIÁRIO DE BORDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

SUBPROJETO PIBID/UFCG/LETRAS- LÍNGUA INGLESA

BOLSISTA ID: BIANCA LINS MARQUES DE SOUSA

RELATOS DE DOCÊNCIA

No dia 11 de abril de 2017 na Escola Estadual de Ensino Médio Cristiano Cartaxo, foi trabalhado pela bolsista ID Bianca Lins Marques de Sousa na turma do 2º B o gênero jornalístico Charges ou Daily Cartoon, já que a proposta é trabalhar o tema voltado a Língua Inglesa. No primeiro momento foi apresentado aos alunos através de um slide o que eram charges, pra que serviam, a qual vínculo pertencem e como identifica-las.

Além das charges foi trabalhado também o gênero cartum e como o mesmo se assemelha as charges foram ressaltadas características que diferenciam um gênero do outro. Durante a aula foram levados vários exemplos mesclados entre Charges e Cartuns para que os alunos as diferenciassem, além de promover reflexão e debates sobre os temas presentes em ambos os gêneros.

No dia 18 de abril partimos para o segundo momento da docência, já que as aulas nessa turma eram apenas um no primeiro horário, a partir desse momento focamos mais na Língua Inglesa em si. Para isso foram levados vários exemplos de charges em inglês para que os alunos comentassem além de se ter a oportunidade de se trabalhar um pouco mais de vocabulário. Nesse momento foram trabalhadas algumas palavras simples como Warning, Field, Report, além de demonstrar o uso do verbo auxiliar May e um pouco também de Cognates and False Cognates.

Já no dia 25 de abril começamos a por a mão na massa e começar a produção das charges para o cartaz que seria exposto na escola. Primeiramente a turma foi dividida em dois grupões, já que em pequenos grupos seria bem mais trabalhoso e com um grupo maior pode-se ter mais interação entre os alunos. As charges para a produção foram cuidadosamente selecionadas na internet e reajustadas para que os alunos criassem suas próprias produções.

As charges possuíam temas bastante relevantes, já que elas trabalham encima da novidade e de maneira bastante irônica, então tínhamos política, saúde pública, poluição e educação. O primeiro passo foi criar as frases em português para que se encaixassem devidamente no contexto e após feito isso os alunos já começariam a produção em língua inglesa e para isso foi permitido o uso dos dicionários da biblioteca da escola.

A turma apesar de ter dificuldade e mais ainda medo de inglês, durante essa etapa eles se mostraram bem dispostos a trabalharem em grupo e focaram bastante nas produções. Estavam sempre tirando uma duvidazinha aqui e outra lá e a aula foi fluindo e ficando cada vez mais produtiva. Uma aula apenas com o slide e a teoria é legal, mas quando se propõem que eles realmente coloquem a mão na massa a aula fica cem vezes mais produtiva, por que eles adoram fazer atividades diferentes.

Nossa etapa final ocorreu no dia 02 de maio quando finalmente partimos para o quarto momento, a criação do cartaz. Como era apenas um cartaz e a turma era um pouco extensa alguns alunos de cada equipe foram convocados para a criação do cartaz.

Para a confecção foram levados uma diversidade de lápis coloridos, assim como cola, glitter e principalmente as produções feitas na aula anterior. A decoração do cartaz foi deixada a critério dos alunos e foram dadas pequenas dicas apenas a cerca de alguma dúvida quanto a algum nome e a melhor posição para a colagem.

 


DIÁRIO DE BORDO

MARIA CRISTINA TAVARES DE ALBUQUERQUE – BOLSISTA ID (CRISPIM COELHO)

 

           No dia 10 de abril de 2017 realizou-se a primeira docência compartilha na escola Crispim Coelho, com o grupo de bolsistas ID: Cristina, Paloma e Luiza. Este ano não vamos lecionar em turmas do EJA, a nossa turma é um 2° ano regular. Uma turma bem acolhedora e carismática. O tema escolhido para ser trabalhado durante essas duas aulas, foi Easter, visto que a pascoa ocorreria no próximo fim de semana, decidimos então levar um tema cultural.

            O primeiro passo foi apresentar a turma o que era o Programa PIBID e qual o seu papel na escola. Dito isso iniciamos a aula com a leitura de um texto, chamado: “What is Easter?”, que aborda questões como as mudanças de data, os principais símbolos do feriado e principalmente o verdadeiro sentido da Páscoa que é a ressurreição de Jesus Cristo. A turma se envolveu bem na leitura do texto, gostaram do tema escolhido, participaram da discussão a respeito do verdadeiro sentido da Páscoa. Em seguida havia uma atividade de compreensão textual, para os estudantes ligassem os símbolos da páscoa ao seu nome.

            Logo após o momento de leitura, distribuímos para os estudantes um pequeno cartão, onde eles responderam em inglês a seguinte pergunta: “What does Easter mean to you?”. Os estudantes a principio disseram que não sabiam escrever, mas nós bolsistas demos todo o suporte e também eles tinham o texto como fonte de pesquisa para muitas palavras. Para finalizar a aula levamos um jogo chamado: “Find the bunny tail”, foi um momento de descontração e alegria para a turma. O jogo consistia em acertar o local do rabo do coelho, pregado no cartaz, vendado seguindo apenas os direcionamentos dos colegas que davam as coordenadas em inglês, right, left, up, down, go ahead. Foi um momento de aprendizado e divertimento. Até eu entrei na brincadeira. Abaixo seguem fotos dos momentos realizados em sala no dia 10 de abril.

 Momento de leitura do texto pelas bolsistas, praticando a habilidade de listening.

 

Momento de confecção dos cartões, na foto a bolsista Paloma dando suporte a uma estudante.

Momento de descontração, um estudante tentando: Find the bunny tail.

Momento em que a bolsista ID Cristina (eu)  não aguentou e também entrou na brincadeira. It was awesome!


UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

UNIDADE ACADÊMICA DE LETRAS

 

DIÁRIO DE BORDO

 

ROMÁRIO TAVARES VENÂNCIO

No dia 11 de abril de 2017, nós iniciamos as atividades do referente ano através do planejamento, nesse momento, eu Romário Tavares Venâncio e a professora supervisora  Zélia de Sousa Oliveira  nos reunimos na Escola  Estadual de Ensino Médio Cristiano Cartaxo (Polivalente) para darmos início à sequência didática na turma EJA Ciclo VI. 

Passado esse momento de planejamento, decidimos que a nossa sequência didática abordaria o seguinte tema: gêneros textuais; charge e cartoon (cartum), pois é muito comum à presença desses gêneros, não somente em nosso cotidiano através dos múltiplos meios de comunicação, mas em concursos, vestibulares, e principalmente no Exame Nacional do Ensino Médio ENEM que hoje é a principal porta de entrada para universidades públicas e particulares do país. 

No dia 18 de abril de 2017 foi iniciada a docência compartilhada, eu optei por não expor definições e teorias dos gêneros textuais logo de inicio, a minha primeira aula da sequência foi inteiramente voltada para a introdução da temática que seria trabalhada em sala, posteriormente, apresentei algumas imagens contendo charges e cartoons (sem identificar), todas com os diálogos escritos em língua inglesa, e pedi para que eles analisassem e em seguida relatassem a respeito da analise que eles fizeram, depois eu entreguei uma atividade de assimilação para cada um, onde eles assinalaram quais imagens correspondiam aos gêneros propostos, por intermédio dessa atividade, eu pude fazer um diagnóstico acerca do assunto, além disso, avaliar o aprendizado da turma.

Na segunda etapa da sequência, a aula foi inteiramente voltada para o passo a passo de como produzir charges e cartoons, os alunos acompanharam todo o processo de elaboração, etapa por etapa, de como se realizava a produção dos gêneros supracitados, até como a influência das cores e dos desenhos exagerados refletem no produto final.

Para finalizar a sequência, os alunos produziram em sala charges e cartoons, contextualizando assuntos atuais, tais como; a reforma da previdência, a reforma trabalhista, a reforma do ensino médio, entre outros temas que fossem condizentes com o que foi proposto em sala, e o resultado foi muito satisfatório, todas as produções e respectivamente os diálogos que continham nelas, foram escritos em língua inglesa.

 

 

 

 


UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

SUBPROJETO: UFCG/CFP/LETRAS-INGLÊS

BOLSISTA ID: MATEUS BARBOSA DE CARVALHO

DIÁRIO DE BORDO

No dia 7 abril de 2017, Tatiana Mendes Batista e eu, Mateus Barbosa de Carvalho, realizamos a primeira Docência Compartilhada do ano de 2017 na E. E. E. M. Cristiano Cartaxo. Sob supervisão da Profa. Zélia de Sousa Oliveira, trabalhamos o gênero textual “Notícia” numa turma do 3º ano do Ensino Médio, no período entre às 7h00min e 7h45min.

Inicialmente, apresentamos a definição do gênero notícia e suas principais características, desde questões de organização e tipologia textual até o propósito comunicativo e aspectos discursivos. Em seguida, expusemos a estrutura da notícia e falamos sobre cada um dos seus constituintes, enfatizando que nessa primeira aula focaríamos em apenas um deles, que era o lide. Dando continuidade, discorremos acerca das características do lide e mostramos, através de slides, diversos exemplos reais retirados de jornais on-line. Por fim, pedimos aos estudantes que pesquisassem notícias a respeito da greve dos professores e que, a partir de então, pensassem em possíveis temas para produções de notícias, pois objetivávamos confeccionar um jornal com seus trabalhos.

Embora houvesse pouco tempo para apresentar de forma mais profunda o gênero textual em tela, acreditamos que uma aula foi suficiente para alcançar o objetivo principal que traçamos, a saber, reconhecer o gênero notícia e suas principais características. Além disso, os alunos mostraram-se bem animados com a proposta de confeccionar um jornal a partir de suas próprias produções.