RELATOS DE DOCÊNCIA COMPARTILHADA
Diários de Bordo
RAMON BERNARDO DA SILVA
20 de Setembro de 2016.
No dia 20 de setembro de 2016, iniciamos a sequência didática intitulada “Social Networks”, na turma do ciclo VI na EJA da escola Cristiano Cartaxo. A aula foi desenvolvida pelos bolsistas ID Bianca Lins, Larissa Lacerda e Ramon Bernardo. Nossa primeira sequência didática na referida escola recebeu esse tema com o objetivo de explorar um conteúdo atual e de conhecimento usual da turma para construir conhecimentos de língua inglesa, assim como ampliar o vocabulário específico.
Fizemos uma breve explanação do tema, trabalhando com o conhecimento prévio do aluno acerca do uso das redes sociais e aproveitamos para trabalhar um vocabulário especifico. Após a apresentação de termos em inglês relacionados ao contexto das redes sociais, apresentamos o trailer do filme “A rede social” e conversamos com os alunos sobre o facebook.
Ao fim da aula podemos perceber que a aula introdutória foi bem sucedida devido ao fato do tema ser de domínio de todos os alunos. Por este motivo, eles se mostraram abertos aos debates acerca do tema e entraram em contato com um vocabulário de usos diário só que em língua estrangeira.
27 de Setembro de 2016.
No dia 27 de setembro de 2016, dando continuidade a sequencia didática Social Networks no ciclo V da EJA da escola Cristiano Cartaxo. A aula foi desenvolvida pelos bolsistas ID Bianca Lins, Larissa Lacerda e Ramon Bernardo. Nossa segunda aula recebeu um tema relacionado ao assunto das redes sociais: Are we safe on the Internet?
Apresentamos os aspectos positives e negatives do uso das redes sociais, aproveitando sempre para trabalhar o vocabulário específico do tema. Aproveitamos também o momento para apresentar as leis acerca do uso da internet e alertamos para os cuidados com o uso exagerado das redes. Construimos com os alunos plaquinhas com emoticons e apresentamos noticias relacionadas ao uso da internet para que eles reagissem com as placas.
Percebemos ao final da aula que nosso objetivo de conscientizar os alunos acerca do uso correto das redes sociais, assim como trabalhar o vocabulário do tema, foi alcançado sem problemas. Os alunos trabalham bem com o tema e a dinâmica ajudou muito no entrosamento dos alunos com os bolsistas.
03 de Outubro de 2016.
No dia 03 de outubro de 2016, finalizamos a sequência didática intitulada “Social Networks”, na turma do ciclo VI na EJA da escola Cristiano Cartaxo. A aula foi desenvolvida pelos bolsistas ID Bianca Lins, Larissa Lacerda e Ramon Bernardo. Nessa aula da sequência didática, apresentamos o vocabulário das redes e as gírias e abreviações, com o objetivo de explorar um conteúdo atual e de conhecimento usual da turma para construir conhecimentos de língua inglesa.
Ao final da aula pedimos aos alunos que construíssem um perfil do facebook, preenchendo uma pagina de facebook em branco (criação do perfil em inglês). Deste modo, trabalhamos a produção em inglês com os alunos e aproveitamos para estimular as habilidades comunicativas da língua.
08 de novembro de 2016.
No dia 08 de novembro de 2016, iniciamos a sequência didática intitulada “Happy Thanksgiving Day”, na turma do ciclo VI na EJA da escola Cristiano Cartaxo. A aula foi desenvolvida pelos bolsistas ID Bianca Lins, Larissa Lacerda e Ramon Bernardo. Na primeira aula da sequencia, nosso objetivo era explorar a história do feriado assim como o vocabulário específico do tema, levando os alunos ao conhecimento através da inserção na cultura estrangeira.
Usando da história do feriado e de conhecimentos prévios dos alunos acerca do dia de ação de graças (que eles conhecem por meio de seriados americanos exibidos no Brasil) buscamos ampliar o conhecimento cultural e lingüístico acerca do tema.
Apresentamos o tema sem dificuldades, pois usamos das próprias práticas comuns desse feriado para inserir o aluno na cultura e para melhor assimilação do vocabulário, assim como apresentamos um momento de socialização da língua e de vivencia do ambiente desse feriado fora do Brasil.
22 de novembro de 2016.
No dia 03 de outubro de 2016, finalizamos a sequência didática intitulada “Happy Thanksgiving Day”, na turma do ciclo VI na EJA da escola Cristiano Cartaxo. A aula foi desenvolvida pelos bolsistas ID Bianca Lins, Larissa Lacerda e Ramon Bernardo. Nessa aula da sequência didática celebramos com a turma o feriado de ação de graças. Deste modo, inserindo os alunos na cultura por meio da vivência. Aproveitamos para produzir cartões de agradecimentos.
Usamos dos recursos áudios-visuais buscando inserir os alunos em um contexto histórico cultural, só que na língua inglesa. Através de dinâmicas, construção da decoração e organização das festividades do Thanksgiving pretendemos fixar o vocabulário específico e construir um senso intercultural e de vivencia da língua no contexto histórico e festivo, além é claro, de inserirmos os alunos em um contexto lingüístico diferente da língua materna, mas acessível através da comparação.
MIRELLA KATIUZE ANDRE LOPES
DIÁRIO DE BORDO
No dia 27 de Setembro de 2016 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, foi trabalhado pela bolsista ID Mirella Lopes nas salas (V “B”) e ( VI “A”) o Tema “DRUGS” com objetivo de informar, refletir e conscientizar a respeito das Drogas Lícitas ‘’Licit Drugs’’e drogas Ilícitas ‘’Ilicit Drugs’’ a suas consequências e formas de combate. Após apresentações de slides e abrir um breve debate acerca, foi construído T-SHIRTS CLOTHESLINE , onde os estudantes fizeram uso de algumas colagens e escreveram frases de conscientização e combate as Drogas.
O tema interdisciplinar ativou o interesse dos estudantes e gerou um grande debate em torno do assunto, eles acharam interessante e a partir disso conseguiram desenvolver o vocabulário em Língua Inglesa também contaram alguns relatos pessoais, ou seja a Língua Inglesa despertando no individuo a familiaridade da língua com a sua língua e o seu cotidiano.
=============================================================
BOLSISTA ID: MATEUS BARBOSA DE CARVALHO
DIÁRIO DE BORDO
No dia 30 de agosto de 2016 nos reunimos na E. E. E. M. Cristiano Cartaxo para finalizar, na turma do Ciclo V, a Sequência Didática centrada no tema “Jogos Olímpicos no Brasil”. Para estas aulas, estava programado o término da leitura e discussão do texto “Famous (cheating) moments in sport”, a escrita de um resumo acerca dessa atividade, a promoção de um debate a partir da leitura de outro pequeno texto envolvendo aspectos culturais, intitulado “A question of culture”, e um exercício sobre ele. Entretanto, a primeira atividade demorou mais tempo que o previsto. Assim, após a conclusão da discussão do primeiro texto, solicitou-se que os alunos se dividissem em duplas e escrevessem um resumo a respeito do que foi debatido no dia. A realização desta atividade levou todo o tempo das aulas, e, portanto, não foi possível desenvolver as outras. Apesar disso, observou-se que a maioria dos aprendizes gostou e se envolveu na temática, o que fez com que se mostrassem bem participativos, tornando a Sequência muito proveitosa.
=============================================================
BOLSISTA ID: MATEUS BARBOSA DE CARVALHO
DIÁRIO DE BORDO
No dia 16 de agosto de 2016 nos reunimos na E. E. E. M. Cristiano Cartaxo para dar início a mais uma Sequência Didática na turma do Ciclo V. Desta vez, pela atualidade, repercussão e forte apoio midiático, optou-se por desenvolver atividades relacionadas aos “Jogos Olímpicos no Brasil”. Para estas primeiras aulas, a temática escolhida foi os esportes olímpicos. Para trabalhar esta temática, utilizou-se primeiramente um jogo focando-se no vocabulário referente a esportes, organizado da seguinte maneira: inicialmente, foram selecionadas algumas das principais modalidades esportivas das Olimpíadas de 2016 e, no site do evento, buscaram-se os pictogramas relativos a cada modalidade escolhida. Cada pictograma foi, então, disposto em um slide, de modo que ao término havia em torno de 25 esportes distribuídos em 25 slides. Dividiu-se a turma em dois grupos e, a cada pictograma mostrado, um grupo por vez teria que adivinhar a qual esporte aquela figura se referia. Se acertasse, o grupo ganharia um ponto e se soubesse o nome do esporte em inglês, dois pontos. A cada esporte mencionado, discutia-se em seguida a denominação deste esporte em inglês e sua respectiva pronúncia. Este jogo foi bem produtivo, todavia esperava-se que os alunos se envolvessem mais, visto ser uma atividade mais lúdica e dinâmica.
Por fim, foi distribuída aos alunos uma parte de um texto intitulado “Famous (cheating) moments in sports”, através do qual se trabalhou algumas técnicas de leitura e se debateu acerca da importância da honestidade no esporte. Planejava-se, ainda, explicar o conteúdo “play, go or do + sports”, mas em virtude de o tempo ter se esgotado, esta atividade foi adiada.
=============================================================
Diário de Bordo
Bolsista ID: Maria Cristina Tavares de Albuquerque
2° Docência Compartilhada na Escola Crispim Coelho no ano de 2016
No dia 05 de setembro do presente ano, foi o dia de finalizar a docência compartilhada com o tema Jogos Olímpicos. Nesse dia as olimpíadas já havia sido encerrada, mas por problemas internos da escola só foi possível finalizar no dia cinco. Nesse dia a proposta foi trabalhar com os alunos algumas das modalidades disputadas durante os Jogos. Diante disso tivemos a ideia da elaborar um folder com imagens ilustrativas da modalidades.
Iniciamos a aula fazendo um feedback da aula passada, pois alguns alunos haviam faltado, rapidamente com a ajuda dos que estavam presentes na última aula explicamos o que foi discutido. E em seguida começamos a elaborar o nosso folder. Nós bolsistas levamos as imagens prontas, das modalidades e as imagens das logomarcas. Colocamos no quadro os nomes das nove modalidades e pedimos par que eles traduzissem, em seguida pedimos para que eles pronunciassem, para trabalhar o speaking deles.
O último momento da aula foi destinado à confecção do folder. Distribuímos as imagens por equipes de três pessoas. E eles então trabalharam juntos na confecção, escolhendo o layout do folder. Foi uma atividade bem produtiva, pois os alunos podiam interagir entre si, conhecer novas palavras e discutir sobre os Jogos Olímpicos, sempre orientados pelas bolsistas. E com essa produção encerramos mais uma docência compartilhada, muito produtiva.
Abaixo seguem fotos dessa docência:
=============================================================
MIRELLA KATIUZE ANDRE LOPES
DIÁRIO DE BORDO
Nos dias 08,22 e 29 do mês de Agosto do ano de 2016, nós bolsistas Mirella e Larissa da Escola Crispim coelho realizamos a docência com tema “Jobs” na sala do 1º ano turma D regular onde nas ocasiões foi construído um Cartoon referente ao que os alunos queriam e não queriam exercer ao longo da vida e o porque, na primeira aula foi explorado o assunto através de alguns slides mostrando as profissões mais exercidas tanto no Brasil como nos países falantes da língua Inglesa, em sequência na segunda aula foram tiradas algumas fotos deles e eles tiveram a oportunidade de aprender a estrutura I WANT TO BE e I DON’T WANT TO BE com as profissões que eles queriam e não queriam exercer e porque, já na terceira aula encerrando a sequência foi levado um vídeo, o cartoon para distribuir entre eles, além de que cada um recebeu uma placa com a sua foto e a sua produção escrita. Uma aprendizagem bem divertida e dinâmica que os envolveu de forma que pararam para analisar a importância da sua profissão ligada a sua vontade no caminho do sucesso.
==========================================================
PALOMA ALVES DA SILVA
DIÁRIO DE BORDO
No mês de Setembro, nós bolsistas da escola Crispim Coelho trabalhamos o tema The Olimpic Games, nas turmas V A e VI B do EJA. A primeira aula aconteceu no dia 19 de agosto, foi contado aos alunos a história da origem das olimpíadas, quais a modalidades e tradições que já existiam na Grécia Antiga e quais são mantidas até hoje. Logo após foi aberta uma discussão sobre as Olimpíadas 2016 sediada no Rio de Janeiro, como o assunto estava muito comentado em todas as mídias, os alunos participaram da aula do ínicio ao fim, enriquecendo a discussão com muitos comentários.
No dia 06 de setembro, demos continuidade e finalizamos a ministração sobre os jogos olímpicos. Iniciamos a aula fazendo uma revisão sobre a aula anterior e após a revisão foi estudado o vocabulário de algumas das modalidades olímpicas mais famosas, para que em seguida os alunos realizassem a produção de panfletos, uma espécie de convites para assistir aos jogos, que mostrassem as modalidades esportivas. Todos os alunos se empenharam bastante nessa produção, e realizaram um ótimo trabalho.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES- UFCG
FERNANDA MARABELLY DE OLIVEIRA VERAS
DIÁRIO DE BORDO
29 de setembro de 2016
No dia 29 de setembro de 2016, na escola Crispim Coêlho, deu-se continuidade às ministrações de aulas com a temática Olympic games- Rio 2016. As aulas foram desenvolvidas pelos bolsistas ID Fernanda Marabelly e Caio Dantas, e tiveram início às 19: 55 horas, nas turmas de 2° D e VI B (EJA). Inicialmente os ministrantes fizeram uma breve revisão sobre o conteúdo trabalhado na aula anterior, explicando logo em seguida que seria feito uma dinâmica para fixação do conteúdo.
Foram preparadas de antemão, perguntas com alternativas sobre os conteúdos abordados anteriormente. Estas perguntas foram recortadas e colocadas em um recipiente em formato de bola de futebol. Após os alunos formarem um círculo, os ministrantes iniciaram a atividade da seguinte forma: Pediu-se que eles passassem a bola para o colega do lado no ritmo da música, e quando o som parasse, o aluno que segurava a bola pegava uma pergunta e a respondia. Se acertasse ganhava um chocolate.
Esta atividade foi bastante divertida, uma vez que envolveu os alunos e avivou a sua competitividade. No decorrer da atividade foi possível perceber que algumas das curiosidades mais peculiares que foram explanadas durante as aulas anteriores, foram informações absorvidas de forma mais efetiva pelos alunos. Ao término da aula notou-se que o conteúdo foi assimilado de forma eficiente, uma vez que os alunos demonstravam o conhecimento sobre o assunto, além da interação e motivação proporcionadas por este tipo de atividade.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DIÁRIO DE BORDO SEMANAL
BOLSISTA: Josefa Luiza Nunes Tavares
A última etapa da sequência didática sobre as “Olimpíadas Rio 2016” se deu em duas turmas do EJA no dia 06 de setembro de 2016, bem depois do esperado devido a feriados na escola parceira. Apesar do ocorrido, a docência compartilhada deste dia foi bem proveitosa, visto que um pouco do assunto da aula passada foi retomado e os alunos interagiram bastante, inclusive os que haviam faltado. Feita esta revisão, passamos para o estudo de vocabulário relacionado ao tema “esportes”: selecionamos 9 modalidades olímpicas famosas, escrevemos no quadro esses nomes em inglês e trabalhamos de início leitura e pronúncia. A maioria dos alunos participou ativamente desta atividade.
Logo após, solicitamos que eles fizessem a tradução dos vocábulos que eram simples, visto que a maioria das palavras era cognata. Em seguida, explicamos que eles iriam produzir uma espécie de panfleto sobre os jogos, com imagens dos esportes estudados (as ilustrações divulgadas pelo Comitê Oficial dos jogos) bem como imagens e logomarcas relacionadas à edição brasileira das Olimpíadas. Então, divididos em pequenos grupos, os alunos executaram um ótimo trabalho de cooperação e de escrita dos vocábulos ao identificarem cada esporte das imagens. No geral, foi uma ótima sequência didática, considerando a atualidade e abrangência do tema escolhido.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES- UFCG
FERNANDA MARABELLY DE OLIVEIRA VERAS
DIÁRIO DE BORDO
05 de setembro de 2016
No dia 05 de setembro de 2016, na escola Crispim Coêlho, deu-se continuidade às ministrações de aulas com a temática Olympic games- Rio 2016. As aulas foram desenvolvidas pelos bolsistas ID Fernanda Marabelly e Caio Dantas, e tiveram início às 19: 55 horas, nas turmas de 2° D e VI B (EJA). Inicialmente os ministrantes fizeram uma breve recapitulação sobre o assunto proposto perguntando o que os alunos recordavam. Logo em seguida lançaram a proposta de se trabalhar a localização de cada país estudado compondo um mapa mundi em formato de painel, que apresentaria a bandeira de cada país, seu nome em inglês e a nacionalidade.
No centro da sala o painel foi exposto de forma que os alunos o desenvolvessem, de acordo com os seus conhecimentos geográficos. Foi possível constatar que alguns alunos não demonstraram interesse em participar da atividade, entretanto alguns se divertiram ao compor o painel. Notou-se também que alguns alunos não conheciam a localização de alguns países bem como desconheciam as suas bandeiras.
A atividade foi bastante interativa, pois os alunos trabalharam em conjunto para a construção do produto, e foi um momento de aprendizagem e de troca de conhecimentos. Com o fim da atividade observou-se a qualidade do produto final e como esta etapa de produção foi importante para o crescimento dos alunos, enquanto cidadãos e pertencentes a um mundo comum.
============================================================
FERNANDA MARABELLY DE OLIVEIRA VERAS
DIÁRIO DE BORDO
15 de agosto de 2016.
No dia 15 de agosto de 2016, na escola Crispim Coêlho, foram iniciadas as ministrações de aulas com a temática Olympic games- Rio 2016. As aulas foram desenvolvidas pelos bolsistas ID Fernanda Marabelly e Caio Dantas, e tiveram início às 19: 20 horas, nas turmas de 2° D e VI B (EJA). Inicialmente os ministrantes apresentaram-se como bolsistas de iniciação à docência do programa PIBID, iniciando o conteúdo logo em seguida.
Foi feita uma breve explanação do que seria apresentado, fazendo breves perguntas sobre a opinião dos alunos sobre as olimpíadas. Logo em seguida, apresentou-se os slides que continham alguns dos países que estavam competindo nos jogos, ordenados por colocação na tabela de medalhas. Foram explanadas algumas características e curiosidades sobre cada país, de forma que os bolsistas liam em inglês e os alunos interagiam buscando compreender o que se falava. Logo pós os bolsistas explicavam de forma mais clara o que cada passagem dizia.
Após a explicação de cada curiosidade, os bolsistas apresentavam as formas de se dizer a nacionalidade do país, pedindo para que os alunos repetissem, ex. I am from Brazil; I am Brazilian. E dessa forma seguiu-se toda a apresentação.
Ao final da aula pôde-se notar que foram trabalhados diversos aspectos em uma só aula: Os números ordinais; os países e nacionalidades; aspectos culturais e geográficos dos países; verbo to be; uso do to be + from. Pôde-se considerar também a satisfação e engajamento dos alunos quanto à aula, pois os mesmos afirmaram que haviam gostado. Acredito que o uso desta temática é bastante proveitoso pois é possível trabalhar diversos subtemas partindo desta proposta, além da motivação gerada nos alunos, por se tratar de um tema bastante popular.
=============================================================
BOLSISTA ID: MATEUS BARBOSA DE CARVALHO
DIÁRIO DE BORDO
No dia 9 de agosto de 2016 nos reunimos na E. E. E. M. Cristiano Cartaxo para finalizar a Sequência Didática centrada no tema “Father’s Day”, na turma do Ciclo V. Para a conclusão desta sequência buscou-se elaborar uma atividade dinâmica, lúdica e criativa, e que integrasse, de alguma forma, as habilidades linguísticas. Deste modo, utilizaram-se cartões em forma de camisa feitos de dobradura de papel, nos quais os alunos escreveram mensagens em inglês para seus pais e afixaram-nos em um painel, que ficou exposto na sala de aula. Para a confecção desses cartões, primeiramente distribuíram-se folhas de ofício coloridas entre os alunos e, logo em seguida, deu-se início à atividade. Vale destacar que as instruções para a feitura dos cartões foram dadas basicamente em inglês, para que os alunos desenvolvessem a habilidade de listening. Ao término da confecção, os alunos abriram as camisas e escreveram, sob nossa supervisão e com a ajuda de dicionários, uma mensagem em inglês para seus respectivos pais. Por fim, os cartões foram colados no painel e este foi pregado na parede, ficando exposto durante toda a semana que precedeu o Dia dos Pais.
Essa atividade foi bastante proveitosa e surpreendeu-me o fato de que os alunos não se opuseram à sugestão de as instruções serem dadas em inglês. Pelo contrário, muitos se mostraram entusiasmados com a proposta. Além disso, a atividade de escrita dos cartões foi bastante empolgante e, apesar de alguns alunos reclamarem por não conhecerem muitas palavras da língua inglesa, todos participaram ativamente.
============================================================
Diário de Bordo
Bolsista ID: Maria Cristina Tavares de Albuquerque
2° Docência Compartilhada na Escola Crispim Coelho no ano de 2016
No dia 19 de agosto de 2016, foi realizada mais uma ação na Escola Estadual Crispim Coelho, pelas bolsistas Maria Cristina, Paloma Alves e Josefa Luiza. É de conhecimento de todos no nosso país que o ano durante o ano de 2016 o Brasil iria sediar os Jogos Olímpicos, e foi o que aconteceu, durante duas semanas na cidade do Rio de Janeiro. Diante disso enxergamos a possibilidade de ministrarmos aulas com um produto da época, então levamos o espírito olímpico para a sala de aula.
A principio a sala foi decorada com um mural, levamos os principais símbolos das olimpíadas, mascotes, a tocha, as logomarcas, para assim os estudantes se sentirem mais familiarizados com o tema. Iniciamos nossa aula acendendo a nossa tocha olímpica, fazendo alusão ao que aconteceu com a tocha oficial das olimpíadas que percorreu todo o país. Logo após, explicamos através de slides o histórico dos jogos olímpicos, as primeiras competições, as primeiras premiações, quem competia, as modalidades etc. Foram levadas imagens que ilustravam tudo isso para que os alunos notassem as diferenças, o que mudou o que ficou. Foi perceptível que os alunos gostaram.
Em seguida foi entregue aos alunos um texto que falava a respeito das Olimpíadas do Rio 2016, era um texto que continha as informações essências sobre o evento, número de atletas, países, de ingressos vendidos, quais as modalidades seriam disputadas. Primeiro foi feita a leitura do texto pelas bolsistas para os alunos treinarem o listening, escutar como se pronuncia as palavras em inglês. Logo após foi feita a leitura do teto junto com os alunos. Após o texto foi pedido aos alunos que respondessem uma tarefa, acerca do tema do texto, questões de compreensão textual. A atividade ficou para os alunos reponderem em casa e trazer na próxima aula por falta de tempo. E assim encerrou-se nossa primeira aula sobre os jogos olímpicos.
Abaixo seguem algumas fotos:
============================================================
BOLSISTA ID: MATEUS BARBOSA DE CARVALHO
DIÁRIO DE BORDO
No dia 2 de agosto de 2016 iniciou-se por mim, Mateus Carvalho, junto à supervisora Zélia Sousa, mais uma etapa da Docência Compartilhada na E. E. E. M. Cristiano Cartaxo, na turma do Ciclo V. Para esta ocasião, optou-se, em planejamento anterior, por desenvolver uma Sequência Didática centrada no tema “Father’s Day”, visto ser essa data especial comemorada no mês no qual aconteceria a Sequência.
A aula teve início às 19h30min, com a supervisora apresentando os novos bolsistas do subprojeto de Língua Inglesa do PIBID/UFCG, Bianca Lins, Ramon Bernardo e Tatiana Mendes, os quais observariam as aulas durante o próximo mês. Em seguida, deu-se início à aula com um breve histórico da origem e evolução do Dia dos Pais em diferentes países ao redor do mundo, enfatizando-se o Brasil e países falantes de língua inglesa. Logo após, foi exibido um vídeo, sob o título de “My dad is a liar”, como fonte para a abertura de um debate acerca da figura paterna/patriarcal ao longo do tempo na constituição da família tradicional brasileira, no qual os alunos puderam opinar e expor experiências pessoais sobre o tema proposto. Continuamente, utilizou-se um poema intitulado “What makes a dad” para trabalhar as habilidades de reading, listening e speaking com os alunos: leu-se primeiramente o poema, com os alunos repetindo logo em seguida; analisou-se o texto a partir de estratégias de leitura específicas (tais como skimming, scannig, inferência contextual e identificação de palavras-chave); e finalmente foi feita uma atividade de brainstorm, em que se escreveu a palavra “Father” no quadro e solicitou-se aos alunos que identificassem vocábulos relacionados a ela, tanto do poema, como também inferidos por eles a partir do que foi discutido. Por fim, foi debatido, ainda que brevemente pelo fato de estar se esgotando o tempo da aula, outro poema, intitulado “Only a dad”, do escritor norte-americano Edgar Guest. Aqui os alunos se dividiram em grupos de quatro e responderam uma atividade sobre o poema.
Em ambas as atividades, os alunos mostraram-se bastante empenhados e, de modo geral, participaram ativamente. Destaquem-se os momentos do debate sobre o vídeo e da análise do primeiro poema, nos quais foi possível perceber um maior engajamento e colaboração dos alunos, compartilhando experiências pessoais, questionando e, sobretudo, refletindo sobre o que estava sendo mostrado e discutido.
=====================================================
DIÁRIO DE BORDO 25 de abril de 2016 (1o. dia)
BOLSISTA ID: JOSÉ CAIO DANTAS CABRAL
No dia 25 de abril de 2016, iniciou-se, por mim, José Caio, e a parceira Marabelly Veras a etapa de docência compartilhada, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho. A turma foi o 1º ano regular e continha uma média de 20 alunos, sendo na sua maioria jovens. Para tal aula, o tema abordado foi Bullying, com foco na sua definição e de que maneira ele acontecia.
A aula foi iniciada apresentando o tema que seria trabalhado e fazendo uma breve contextualização aos alunos sobre o vídeo que iria ser exibido. Tal vídeo é um trecho retirado da série Sense8, em que mostra uma das personagens relatando uma experiência na infância em que sofreu bullying devido a sua orientação sexual. Após a exibição do vídeo foi se iniciado um momento de discussão sobre o tema e de que maneira a personagem sofreu por ser diferente da maioria que a rodeavam.
Em seguida, iniciamos a leitura do slide, que tinha informações como “What’s bullying?”, “Kinds of bullying”, “Problems that the bullying causes”, etc. A apresentação do slide foi feita de maneira interativa: era lido primeiramente pelos bolsistas, treinando o listening, depois líamos partes por partes e os alunos repetindo para assim eles treinarem o speaking, e por último juntos tentar traduzir o conteúdo do slide. Durante a leitura dos slides, vários momentos de discussões eram abertos, onde a todo tempo os alunos se manifestavam com suas opiniões e experiências próprias ou de pessoas que já passaram por isso.
Após as discussões foi entregue uma atividade contendo questões gerais e pessoais sobre o tema discutido na aula para eles responderem. Foi uma aula bastante interativa e produtiva, em que os alunos se mostraram bastante interessados pelo tema e a vontade para se expressar e mostrar seu ponto de vista.
=========================================================
DIÁRIO DE BORDO 19 de abril de 2016
BOLSISTA ID: MATEUS BARBOSA DE CARVALHO
No dia 19 abril de 2016, José Ironildo Júnior, Vanuza Gonçalves Dias e eu, Mateus Barbosa de Carvalho, realizamos a primeira Docência Compartilhada do ano de 2016 na E. E. E. M. Cristiano Cartaxo. Sob supervisão da Profa. Zélia de Sousa Oliveira, trabalhamos o conteúdo “Bullying e Racismo” na turma do 1º ano EJA, dando ênfase a palavras e frases da Língua Inglesa relacionadas a este conteúdo. Foram ministradas 2 aulas, no período entre as 19:30h e 20:50h.
Primeiramente, foi abordada a questão da Formação Étnica do Brasil, mostrando os povos que deram início à cultura brasileira, destacando a temática da Diversidade Cultural do país. Em seguida, foram discutidos aspectos concernentes ao bullying e seus desdobramentos, desde a origem da palavra até as consequências mais graves que esta prática pode ocasionar. Por fim, foi solicitado aos alunos que relatassem em um pequeno texto algum caso de bullying que eles tivessem presenciado, para que eles pudessem refletir sobre os danos que atitudes como esta podem acarretar na vida dos sujeitos envolvidos.
==========================================================
DIÁRIO DE BORDO 19 de abril de 2016
Bolsista ID: Maria Cristina Tavares de Albuquerque
2° Dia de Docência Compartilhada na Escola Crispim Coelho no ano de 2016
No dia 19 de abril de 2016 foi dada continuidade as atividades começadas na semana anterior na Escola Crispim Coelho sobre preconceito, com foco no tema Bullying. O inicio da nossa conversa com os estudantes foi marcada com uma atividade de feedback, onde questionamos aos alunos qual tinha sido o tema da nossa última aula, eles responderam lembrando-se muito bem do tema e das discussões acerca do mesmo.
Antes de introduzimos o foco da nossa aula, que foi a produção de cartazes com um slogan contra o bullying, mostramos aos alunos um vídeo de uma série chamada Sense8, original Netflix que é um provedor global de séries e filmes, conhecido por alguns alunos. O vídeo consistia num trecho de um capítulo em que uma transexual sofria bullying na hora de tomar banho junto com os colegas após a aula de natação. No vídeo a transexual conversa com um amigo que também é gay e que sofre preconceitos diariamente. O intuito do vídeo era fixar na cabeça dos alunos como o bullying está presente na nossa sociedade LGBT e também trabalhar o listening dos alunos, já que o vídeo era em inglês e sem legenda.
Dando continuidade a aula foi mostrado aos estudantes algumas imagens de cartazes que continham slogans que incentivavam o fim do bullying, para que essa prática não continue se disseminando na sociedade. Discutimos com os alunos as práticas mais frequentes de bullying e em seguida distribuímos figuras e cartolinas para que eles elaborassem seus próprios cartazes contra o bullying. Então o fim da aula foi destinado à confecção dos cartazes. Os alunos escolhiam as frases que iriam utilizar e com a ajuda dos bolsistas faziam as traduções para assim colocá-las nos cartazes.
Abaixo seguem algumas fotos da aula:
=========================================================
DIÁRIO DE BORDO 12 e 19 de abril de 2016
Bolsista ID: PALOMA ALVES DA SILVA
No dia 12 de abril de 2016, demos início a etapa de docência compartilhada, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho. A aula ministrada por nós, foi sobre Bullying, e para iniciar a discussão do tema, fizemos a apresentação de um slide, a leitura de um texto, juntamente como uma atividade, onde trabalhamos a habilidade de listening e reading dos alunos, e que também ajudou para que eles ficassem por dentro do tema e se sentissem à vontade para comentar suas opiniões e vivências. E logo após apresentamos um vídeo de uma campanha sobre o preconceito que os portadores de HIV sofrem, intitulado “HIV positivo: se o preconceito é uma doença, a informação é a cura”, com intuito de concientizar os alunos dos malefícios que qualquer tipo de preconceito causa as pessoas que sofrem com essa prática.
De modo geral, a aula foi bastante produtiva e os alunos participaram em tempo integral discutindo a importância da igualdade de gênero, raça e sexualidade, e também compartilhando experiências próprias ou de conhecidos, enriquecendo a discussão.
No dia 19 de abril, uma semana depois da nossa primeira atuação na turma V, voltamos para dar continuidade e finalizar os trabalhos sobre Bullying. Os alunos foram divididos em três grupos, para que realizassem juntos leituras, trabalhando mais uma vez as habilidades de reading e speaking da turma e retomando a discussão da aula anterior. Logo em seguida, apresentamos um trecho da série Sense8, uma cena na qual uma criança transexual sofre agressão física. Com objetivo de impactar os alunos e mostrar o quanto é uma prática dolorosa. E mais uma vez, abrindo espaço para discussão do tema.
Por fim, os grupos que já estavam formados desde o início da aula, receberam uma cartolina e algumas imagens que ilustram algumas práticas, para confeccionar cartazes, e criar slogans contra o preconceito, para serem expostos em um mural.
=============================================
DIÁRIO DE BORDO SEMANAL 19 abril de 2016
Bolsista ID: Josefa Luiza Nunes Tavares
O segundo dia de Docência aconteceu no dia 19 de abril que deu continuidade aos trabalhos da semana anterior, trabalhando o tema Bullying. Como os alunos já sabiam do que se tratava devido as discussões muito proveitosas das aulas anteriores, as atividades trabalhadas foram bem satisfatórias. Eles se mostraram interessados e a vontade com as bolsistas desde o início da aula, visto que este foi apenas o segundo contato da turma com elas. Foi levado outro vídeo, desta vez foi um trecho de uma série da Netflix, Sense8, que retratava bem uma agressão que a personagem transexual da série sofreu na infância, por conta da opção sexual. O vídeo foi exibido somente em inglês e sem legenda, o que os deixou um pouco assustados, mas as bolsistas explicaram antes do que o vídeo tratava. Muitos se mostraram bastante impactados pela cena, que realmente é bem forte. O foco desta aula foi a produção de cartazes antibullying: as bolsistas levaram algumas imagens de cartazes para mostrá-los a estrutura destes e também todo o material necessário para a confecção dos próprios cartazes. Os alunos se mostraram bem criativos, não tiveram preguiça; contudo alegaram não saber fazer porque seria em inglês, mas com o auxílio das bolsistas a atividade foi realizada em tempo considerável e o resultado foi muito bom.
==============================================================
DIÁRIO DE BORDO SEMANAL 12 abril de 2016
Bolsista ID: Josefa Luiza Nunes Luiza Tavares
O primeiro dia de Docência Compartilhada de 2016 aconteceu no dia 12 de abril e teve como tema o Bullying e os mais diversos tipos de preconceito. Foi uma aula bem interessante e produtiva, pois os alunos interagiram muito, deram suas opiniões acerca do assunto, se posicionando criticamente sobre o que eles pensam a respeito de práticas preconceituosas em geral. No início da aula exibimos um vídeo bem impactante e emocionante também, que na verdade era uma campanha de conscientização contra o preconceito que aidéticos soropositivos sofrem, intitulada “Se o preconceito é uma doença, a informação é a cura”, a fim de darmos o pontapé inicial na nossa discussão. Após os comentários, distribuímos um texto em Língua Inglesa que trazia a definição do que é Bullying e o que fazer quando se é vítima. Nesse momento pude perceber o quanto os alunos sentem medo de tentar falar algo na língua, mesmo que com a ajuda das bolsistas. Todos alegaram ser muito difícil, que não sabem, têm medo de errar. Ao mesmo tempo em que eles dizem não saber, mostram ter um vocabulário aceitável e sabiam do que o texto tratava em linhas gerais. Foi uma experiência muito boa pelo envolvimento de todos no assunto, apesar daquelas exceções que insistem em tentar tumultuar as aulas, fazendo comentários e brincadeiras desnecessários, tirando a atenção dos colegas.
==============================================================
DIÁRIO DE BORDO SEMANAL 12 abril de 2016
Bolsista ID: Maria Cristina Tavares de Albuquerque
1° Dia de Docência Compartilhada na Escola Crispim Coelho no ano de 2016
No dia 12 de abril do corrente ano, eu e minha equipe iniciamos a docência compartilhada na Escola Crispim Coelho. A turma é o V ciclo EJA, uma turma nova com mais ou menos 15 alunos em sua maioria jovens. No presente dia o tema abordado foi preconceito com maior ênfase no quesito Bullying. No primeiro momento realizamos uma atividade de warm up com os alunos questionando-os com a seguinte pergunta: “Quando você tem um problema de relacionamento com familiares ou amigos, você procura alguém para se aconselhar? Quem?”, após essa pergunta iniciou-se uma discussão muito produtiva por parte dos alunos, com o auxilio das bolsistas ID, eles contavam experiências, o que fazem para resolver seus problemas, uns ficavam calados, mas foi um ótimo debate. Em seguida comunicamos aos alunos o tema da aula, o bullying que eles já tinham discutido inconscientemente na atividade de warm up.
Dando sequência mostramos um vídeo de uma campanha contra o preconceito para os portadores de HIV e em seguida debatemos sobre o tema, porque os aidéticos sofrem tanto preconceito, o porque não respeitar a todos de maneira igualitária, e os alunos participavam do debate e ainda traziam mais temas como o preconceito contra os homossexuais, bullying na escola, a questão dos padrões de beleza, as mulheres magras, as gordas etc. E eles aos poucos também iam contando vivencias pessoais se já tinham sofrido algum tipo de preconceito, se não, enfim foi um debate bem proveitoso.
Para o ultimo momento, utilizamos um texto: What is bullying?, o qual foi lido primeiramente pelas bolsistas ID e logo após foi feita a leitura com a turma, os alunos participaram bem, mas o speaking precisa ser bem mais estimulado, como também o vocabulário precisa ser aprofundado. Após a leitura os alunos responderam duas questões de uma atividade relacionada ao texto. Próxima aula iremos construir um mural
com os alunos sobre a conscientização do tema.