O SBL 2015 tem como finalidade maior defender a importância da valorização do profissional da educação e da formação de professores como um processo contínuo, progressivo e democrático, visando a efetiva melhoria da qualidade da educação. Considerando o contexto de cortes financeiros que afetam o ensino superior no Brasil, o evento se insere nesse cenário como um ato político, sustentado pela reflexão e produção acadêmica realizada por sujeitos implicados nessa realidade.
RESUMO EXPANDIDO DO TRABALHO SUBMETIDO
GT2: CURRÍCULO E INTERDISCIPLINARIDADE
O LETRAMENTO LITERÁRIO COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO CULTURAL, SOCIAL E LINGUÍSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Fabione Gomes da Silva
Keliane Ferreira Batista
Mateus Barbosa de Carvalho
Thiago Bastos Duarte
INTRODUÇÃO
O subprojeto PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência – projetado pelo MEC (Ministério da Educação) em parceria com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), proporciona a nós estudantes de licenciatura a valorosa oportunidade de vivenciarmos e aprimorarmos as teorias assimiladas na academia no ambiente escolar. Essa experiência inovadora oportuniza a construção de uma melhor capacitação para a nossa futura atuação como docentes e um aperfeiçoamento da qualidade das técnicas e práticas de ensino.
Nesse sentido, nós bolsistas ID do curso Letras- Língua Inglesa da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande – atuantes na escola parceira E.E.E.M. Cristiano Cartaxo na cidade de Cajazeiras- PB, desenvolvemos o projeto intitulado “Literature and Culture”, visando uma nova ótica sobre o ensino de língua inglesa no ensino básico.
A pesquisa tem a sua gênese a partir das reflexões advindas das experiências em sala de aula na etapa de docência compartilhada intitulada O letramento literário como instrumento de formação cultural, social e linguística nas aulas de língua inglesa, em desenvolvimento desde o mês de Setembro de 2015 junto a turma do 3° ano do Ensino Médio da escola parceira.
OBJETIVOS
O principal objetivo é destacar o valor educacional do uso de textos literários como via de aprendizado efetivo nas aulas de língua inglesa. Como futuros professores acreditamos que dentre as práticas e técnicas de aprendizagem relevantes na aquisição da língua inglesa, a literatura apresenta-se como veículo de inclusão social, além de possibilitar o desenvolvimento criativo, cultural e linguístico dos alunos. Nesse contexto, os PCN apontam que se pensar a construção do conhecimento de língua estrangeira de forma dinâmica envolve dar ênfase, a elementos como os aspectos culturais e sociais. (BRASIL, 2000, p. 30)
REFERENCIAL TEÓRICO
O trabalho está pautado nos escritos de Magalhães (2009) e Costa (2007), entre outras fontes de pesquisa, buscando entender como as funções literárias podem ser integradas às aulas de Língua Inglesa, repensando a prática pedagógica e o saber-fazer do docente de línguas estrangeiras nas Escolas de Ensino Básico.
METODOLOGIA
As metodologias empregadas nessa pesquisa estão fundamentadas sobre três pilares: o teórico-metodológico, o de caráter qualitativo e de abordagens de ensino. Nessa primeira etapa, as atividades formativas foram voltadas para uma “imersão” nas obras literárias de autores britânicos e norte-americanos de renome. Tal imersão, intensifica a construção do pensamento crítico no aluno. Desse modo, o mesmo analisa e transcende seus conhecimentos.
Nesse sentido, utilizamos quatro obras de cânones literários, a saber: Edgar Allan Poe – The Raven –, Jane Austen – Emma –, Oscar Wilde – The Picture of Dorian Gray – e Charlotte Brontë – Jane Eyre –, e ainda por intermédio desses, expomos outras obras que abordam tipologias de críticas literárias (feminista/gótica) discutindo como poderiamos olhar a literatura de modo analítico, observando o contexto histórico, sócio-cultural, o comportamento dos personagens da trama, problemas sociais, entre outros fatores.
Em um segundo momento, buscou-se abrir um debate sobre as peculiaridades dos aspectos que podiam ser analisados nas obras, aproximando tais fatores do contexto social e cultural dos discentes. Posteriormente, foram exibidos os Trailers (dos livros trabalhados) para reforçar o aprendizado e solicitado que assistissem a adaptação cinematográfica do filme The Picture of Dorian Gray, a posteriori deveriam escrever uma resenha crítica sobre a perspectiva de sua escolha posicionando-se criticamente. Desta forma, as metodologias aplicadas visaram incitar os alunos a construírem sua aprendizagem e conhecimento.
RESULTADOS
É importante ressaltar que nosso trabalho não traz consigo um resultado definitivo tendo em vista que a docência compartilhada ainda está sendo executada sem previsão de término, em virtude disso expomos aqui os resultados parciais do projeto. É possível afirmar que os primeiros objetivos da docência foram alcançados com sucesso, pois os alunos foram emersos no mundo literário, aprenderam como observar criticamente o que estava inserido no texto, vivenciaram o contato direto com as obras que na oportunidade foram levadas para sala de aula, descobriram que existem linhas de pesquisa sobre as obras literárias (feminismo, gótico), debateram sobre os temas apresentados aproximando os contextos explorados de suas realidades (culturais, sociais, históricos, etc.) e expressaram os conhecimentos adquiridos em suas resenhas. Consequentemente tornaram-se sujeitos ativos, ou seja, construtores do seu próprio conhecimento.
CONCLUSÕES
Finalmente, ao final da primeira etapa dessa docência compartilhada podemos afirmar com veracidade que a literatura é um produto moralizante no ensino e aprendizagem, além de intensificar os conhecimentos linguísticos da língua inglesa. Rangel (2005, 138), elucida que “[...] a literatura contribui, de fato, para a formação da cidadania, justificando, portanto, a sua necessidade no currículo escolar.” Por meio da literatura tem-se um desenvolvimento preponderante na formação do sujeito ativo em sala de aula, objetivo primordial desse trabalho, visto que esse sujeito terá autonomia em seus estudos.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.
COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: IBPEX, 2007.
MAGALHÃES, Hilda G. D.; BARBOSA, Eliziane de P. S. Letramento literário na alfabetização. In: SILVA, Wagner R.; MELO, L. C. (Orgs.) Pesquisa e ensino de língua materna: diálogos entre formador e professor. São Paulo: Mercado de Letras, 2009.